sábado, 3 de março de 2012

Lanterna Verde - Alan Scot

O ano era 1940. O mês, julho. O mundo já conhecia o Super-Homem e o Batman. Então, na edição nº 16 da revista All American Comics, Mart Nodell, Bill Finger e Sheldon Mayer apresentaram aos leitores um novo super-herói: o Lanterna Verde.
Seu verdadeiro nome era Alan Wellington Scott, um executivo que encontrou uma misteriosa lanterna que emitia uma luz esverdeada. Ele confeccionou um anel com o material do artefato e adquiriu poderes mágicos extraordinários. A partir daí, passou a combater o crime sob a identidade do Lanterna Verde.


Com o conceito do multiverso (aquela história de várias Terras), Alan Scott, bem como os heróis clássicos da Sociedade da Justiça, virou habitante da Terra Paralela e diversas vezes contracenou com Hal Jordan. Anos depois, com a mega-série Crise nas Infinitas Terras, ele simplesmente passou a pertencer ao passado do nosso planeta, tendo se aposentado no ano de 1951.
Mas por um daqueles milagres que só acontecem nos quadrinhos, Alan Scott rejuvenesceu, devido aos efeitos colaterais causados pelo uso constante do anel. Na saga Zero Hora, porém, seu anel foi destruído durante a batalha, mas ele descobriu que seus poderes continuaram em seu corpo. A partir daí, o herói adotou o codinome Sentinela e já fez várias "pontas" nas aventuras do Lanterna Verde atual, Kyle Rayner.


Pra comprovar a importância de Alan Scott no universo dos super-heróis, basta lembrar que na fantástica mini-série O Reino do Amanhã, ele foi o "escolhido" para ser o Lanterna Verde. Os outros terráqueos que usaram o anel sequer são mencionados na história.
O precursor dos Lanternas Verdes é casado com sua ex-inimiga Arlequim e é pai de dois super-heróis: Jade, uma gata de pele esverdeada, que possui poderes derivados do verde; e Manto Negro, cujas habilidades são ligados à escuridão. Ambos integraram o supergrupo Corporação Infinito e, atualmente, têm participado das aventuras de Kyle Rayner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário