quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Charada

i"Decifre-me isto, decifre-me aquilo...quem tem medo do grande morcego negro?"

Eddie Nashton era menino, quando um de seus professores fez uma competição para ver qual dos estudantes poderia montar mais rápido um determinado quebra-cabeças. Naquela noite, Eddie fotografou secretamente o quebra-cabeça montado que encontrou na escrivaninha do professor. No dia seguinte, o garoto venceu o concurso facilmente. Anos depois já adulto, Nashton alimentou seu amor por enigmas dirigindo um stand de quebra-cabeças desonesto num parque de diversões. Desejando ganhar ainda mais dinheiro, decidiu tornar-se um ladrão em grande escala e competir suas habilidades com a polícia e Batman. Mudando seu nome para Edward Nigma- "E. Nigma"-, Nashton vestiu uma fantasia e tornou-se o Charada, um fora-da-lei astuto que sempre deixava pistas de seus futuros crimes na forma de charadas e quebra-cabeças.


Batman descobriu que, ao longo dos anos, o vilão desenvolveu um reflexo condicionado que torna impossível que ele faça um movimento importante em sua vida sem antes enviar uma pista para Batman e a polícia o Charada é plenamente consciente desse traço na sua personalidade, mas essa necessidade compulsiva de fazer enigmas é justamente o que o impede de ser um grande adversário para Batman e o relega à posição de "criminoso de segunda classe".


O Charada é um dos poucos inimigos de Batman que deduziu sua verdadeira identidade. No entanto, não há nenhuma possibilidade dele deixar a informação “vazar”. Como Batman explica, “qual é a graça de uma charada se todo mundo sabe a resposta?”, diz, se referindo à obsessão do Charada por enigmas e o maior de todos eles: “Quem é o Batman?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário