domingo, 4 de dezembro de 2011

Space Ghost

Encomendado em 1966 aos estúdios Hanna-Barbera pela emissora americana CBS, Space Ghost é o super-herói de uma série de desenhos animados que patrulha o espaço a bordo de sua nave, o Cruzador Fantasma. Está sempre acompanhado de seus auxiliares: os irmãos adolescentes Jan e Jace, além do mico Blip. 

O desenho foi criado para competir com os da rede ABC. Para criar o personagem, a Hanna-Barbera contratou o desenhista Alex Toth, que já trabalhava no gênero super-heróis desde os anos 40. Toth fez de Space Ghost uma boa mistura de "Batman" com "Lanterna Verde". Os roteiros ficaram por conta de Joe Ruby e Ken Spears (que fundariam depois o Ruby Spears Productions). 

"Space Ghost" estreiou em 10/09/66, dentro do programa "Space Ghost & Dino Boy". O desenho não deixa claro se o herói e seus jovens parceiros são da Terra. A identidade civil de Space Ghost, por exemplo, não é revelada, e o personagem aparece sempre com máscara. Os fãs só vieram a saber da origem dos personagens em 2004, numa HQ publicada pela DC Comics, onde é explicado que o vingador espacial é uma espécie de "Conde de Monte Cristo" do cosmos. Na trama, o policial interplanetário Thaddeus Bach é traído por seus superiores e abandonado para morrer num planeta distante. Claro, ele é salvo pelo alienígena local, que lhe dá uma razão para viver e lhe revela a tecnologia local desconhecida: um par de braceletes poderosíssimos e uma nave superavançada, o "Cruzador Fantasma". Armado até os dentes, o revigorado Bach assume o nome "Space Ghost" e vai atrás de seus algozes. Mas antes, recruta dois orfãos alienígenas, Jan e Jace.

O personagem Space Ghost foi revivido para estrelar um talk showSpace Ghost de Costa a Costa, em 1994 no Cartoon Network. Seus assistentes eram os outrora vilões Zorak (um louva-deus gigante que era o tecladista e líder da banda do programa) e Moltar (uma criatura de lava dentro de uma armadura metálica que faz a edição do programa), e ocasionalmente outros vilões também auxiliavam, sendo Brak o mais popular. O programa, assim como Cartoon Planet, era uma paródia de programas de entrevista noturnos como David Letterman ou Jô Soares
Fontes:www.guiadosquadrinhos.com / wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário