segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tim Hunter

Tim Hunter from Bindings Cover.jpg
Ele é um garoto inglês, pré-adolescente na faixa dos doze anos; tem cabelos escuros, usa óculos, tem uma coruja de estimação e está destinado a ser o maior mago de todos os tempos...Harry Potter? Não, na verdade é Tim Hunter.


Criado por Neil Gaiman, Timothy Hunter é um garoto comum de doze anos. Mora com o pai e é órfão de mãe. 
Em uma entrevista publicada no site da Editora Conrad, Neil Gaiman conta que John Bolton, o primeiro ilustrador a desenha-lo, tinha um filho chamado James que tinha a idade certa e serviu de modelo para Tim, com seus cabelos desgrenhados e óculos.
Sua primeira aparição foi na minissérie de quatro partes Os Livros da Magia e foi desenhado por John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson e publicada originalmente em 1991. No Brasil foi editado pela Editora Abril e relançada pela Ópera Gráfica.
Na série os Livros da Magia, em um belo dia, Tim é visitado por quatro estranhos: John Constantine (criado por Alan Moore, na série Monstro do Pântano, e principal personagem da série Hellblazer), Doutor Oculto, Vingador Fantasma e Mister Io (Os quatro são apelidados por Constantine de A Brigada dos Encapotados). Graças a esses misteriosos senhores, Timothy descobre que tem o potencial de tornar o maior mago de todos os tempos, tanto para o bem quanto para o mal. A missão dos encapotados é mostrar para o garoto todos os mundos nos quais a magia está presente e quais aspectos ela pode assumir. Tentando mantê-lo no caminho do bem levam no a uma viagem pelo passado, presente, futuro e através das dimensões, tentando mostrar a ele um panorama do desconhecido e misterioso mundo da magia.



A minissérie fez sucesso e acabou por se tornar um título mensal, passando a ser escrito por John Ney Rieber, Peter Snejber e Peter Gross, chegando a alcançar o seu 75º número, tratando basicamente da vida de Tim tanto com seus problemas de adolescente como aqueles relacionados à magia. Alguns números foram publicados no Brasil pela editora Metal Pesado. Nos últimos tempos, foram lançados nos Estados Unidos dois novos trabalhos sobre Tim Hunter: um é a minissérie The Names of Magic, interligando a antiga e nova série do bruxo, Hunter: The Age of Magic; o outro é exatamente essa nova série, com Hunter na faixa dos vinte anos, estudando magia na White School. Mas Hunter: The Age of Magic também foi cancelada após algumas edições.
Tim Hunter VS Harry Potter

Muitos fãs do quadrinho ridicularizam publicamente Harry Potter. Eles acreditam que o menino bruxo criado por J. K. Rowling seja uma cópia descarada e infantil da obra de Neil Gaiman.
A respeito do assunto, Gaiman já pôs panos quentes no assunto, em depoimento veiculado em seu site pessoal na Internet. "Não acredito que Rowling tenha copiado os Livros da Magia, duvido que ela tenha lido os quadrinhos e não importa se leu: eu não fui o primeiro autor a criar um jovem mago com potencial, nem Rowling foi a primeira a mandá-lo para a escola. Não são as idéias que importam e sim o que você faz com elas."
A DC Comics, dona da Vertigo, parece compartilhar do pensamento, já que não acionou Rowling por plágio.
Mas isso não impediu que Peter Gross, roteirista dos últimos capítulos de Livros da Magia, fizesse uma referência à suposta cópia. No último capítulo da série, o irmão retardado de Tim Hunter, Cyril, usa uma pedra mágica para ficar igual a Tim em aparência e entra na plataforma nove e meio da King’s Cross Station, rumo a escola de Hogwarts - na qual estuda Harry Potter. "Foi bom pelo menos dar ciência (ao público dos quadrinhos) de que temos conhecimento das semelhanças", diz Gross.
*Timothy "Tim" Hunter surgiu em 1982
*Harry Potter só surgiu em 1997

Um comentário:

  1. Tem só um pequeno erro...
    O Tim foi criado em 92...ele não pode ser de 82, nem tinha o Constatine na época... O John foi criado em 85 no Monstro do Pântano...

    ResponderExcluir