quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Tanque Mal-Assombrado


O Tanque Mal-Assombrado é o nome de uma série de quadrinhos de guerra da DC Comics, publicada na revista de antologia G.I. Combat de 1961 até 1987. Criada pelo editor e escritor Robert Kanigher e o artista Russ Heath em G.I. Combat #87 (maio de 1961).
As aventuras mostram o fantasma de um oficial confederado da Guerra Civil Americana, o general J.E.B. Stuart, enviado pelo espirito de Alexandre Magno para atuar como um guardião de dois homônimos, o tenente Jeb Stuart (chamado nas primeiras histórias de Jeb Stuart Smith) e o Tanque M3 Stuart, comandado por Jeb.
Na história que conta a origem dos personagens (G.I. Combat #114) é revelado que na primeira aparição do fantasma do general, Jeb era um sargento do Exército dos Estados Unidos que comandava o Tanque Stuart na Campanha dos Aliados no Norte da África. Jeb e seus homens eram amigos de infância que tinham sido voluntários para lutar na cavalaria quando a Segunda Guerra Mundial começou. A tripulação original do tanque tinha Jeb como o comandante; Arch Asher, o municiador; Rick Rawlins, artilheiro e Slim Stryker, piloto.
O fantasma do general inicialmente não cuidava dos homônimos, mas surgiu ao se impressionar com o espírito de luta de Jeb e seus homens. Em honra do fantasma, Jeb instalou uma bandeira confederada em seu tanque. Jeb é o único que consegue ver e ouvir o fantasma do general. Seus companheiros acham que ele é louco mas continuam a seguir sua liderança e sua conhecida perícia em estratégia de combate (que ele consegue ao ouvir do fantasma "pistas" dos eventos futuros) que raramente falha nas missões.
O Tanque Mal-Assombrado lutou da África até a Europa, com a tripulação a bordo de vários tanques M3. Quando o último dos M3 foi destruído, a tripulação recuperou peças de um "cemitério de tanques" e construiram eles próprios um novo tanque, apelidado de "Jigsaw Tank" (G.I. Combat #150).
Tanque Mal-Assombrado retornou em 2008 em uma minissérie de cinco capítulos da Vertigo, escrita por Frank Marraffino e ilustrações de Henry Flint.  A nova série se passa durante a Invasão do Iraque e mostra o General se tornando o guardião de um tanque M1 Abrams, comandado pelo afro-americano Tenente Stuart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário