quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Monstro do Pântano

Ele era originalmente Alec Holland, um homem que foi transformado num monstro composto por matéria vegetal depois que uma explosão em seu laboratório o encharcou com produtos químicos. O Monstro do Pântano apareceu primeiramente na revista Casa dos Segredos #92 (Junho-Julho 1971), com o nome Alex Olsen. No começo do século 20, o cientista Alex Olsen é vítima de uma explosão em seu laboratório planejada por seu colega de trabalho, Damian Ridge, que pretendia matá-lo de modo que pudesse ganhar a mão da esposa de Olsen, Linda. Olsen é transformado pelos produtos químicos e pelas plantas dentro do pântano em um monstro disforme que volta para matar Ridge antes que este possa matar Linda. Incapaz de revelar a Linda sua verdadeira identidade, o Monstro do Pântano volta tristemente pras profundezas de sua nova morada. Essa devia ser uma história isolada (uma one-shot).

Após o sucesso dessa história na Casa dos Segredos, pediram para os criadores originais que escrevessem uma série contínua, mas atualizassem o personagem para o presente e que parecesse mais heróico. O Monstro do Pântano nº1 (1ª série, Outubro-Novembro 1972, por Wein e por Wrightson) estreou, trazendo a nova origem do personagem. O cientista Alec Holland, trabalhando em uma fórmula restaurativa secreta nos pântanos da Louisiana que poderia "fazer florestas brotar dos desertos", é morto por uma bomba plantada por agentes do misterioso Senhor E, que quer a fórmula. Coberto com os produtos químicos em chamas, Holland foge do laboratório e cai nas águas do pântano. Algumas horas mais tarde, uma criatura que assemelha-se a uma planta humanoide aparece." Muitas de suas histórias na antiga fase da revista envolviam o Monstro do Pântano buscando uma maneira de tornar-se outra vez humano.

 Televisão e cinema

Houve dois filmes baseados no Monstro do Pântano (o primeiro foi dirigido por Wes Craven), uma série de desenho animado e outra feita com atores. Os fãs frequentemente consideram estas versões inferiores em termos de qualidade e criatividade, comparados a reinterpretação de Alan Moore. Adaptações de história em quadrinhos para outras mídias geralmente são mal sucedidas em termos de qualidade apesar de lucrativas.
Foram também criados alguns itens para o merchandising das séries de TV e animação, incluindo adesivos, um jogo de tabuleiro, e um giz de cera verde no formato do Monstro.
Fonte:www.guiadosquadrinhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário