quinta-feira, 10 de novembro de 2011

madame xanadu

Criada originalmente nos anos 70 para a linha de comics com temas do oculto, mistério e sobrenatural da DC, esta curiosa personagem está a ser revista sob argumento de Matt Wagner em título próprio. Madame Xanadu é um elemento da famosa galeria de personagens secundários sobrenaturais das eras clássicas da Banda Desenhada que têm agora uma segunda e interessante vida nas mãos de argumentistas e desenhadores capazes na linha Vertigo da DC.
Madame Xanadu é uma oráculo imortal, com uma enorme sabedoria de magia naturalista. A raiz da personagem está nas lendas arturianas: Madame Xanadu foi originalmente a feiticeira Nimue, que perde os seus poderes após aprisionar o mago Merlin. A imortalidade não é fácil, e é adquirida à custa de poções que mantém a juventude e um acordo com a Morte na encarnação DC da personagem. Para os menos conhecedores esclareça-se que não é a visão tradicional de criatura esquelética coberta por um manto negro e de foice em punho, mas antes uma bonita jovem de estilo gótico e carinhosa na recepção inevitável no final da vida, tal como imaginada por Neil Gaiman no influente The Sandman.
Uma personagem recorrente da linha de continuidade de Madame Xanadu é o intrigante Vingador Fantasma, que assume um papel ambíguo nas histórias da oráculo. Invariavelmente, Xanadu e Phantom Stranger encontram-se em momentos cruciais da história humana, que ele tenta manter tal como previsto e ela tenta influenciar para salvar as vidas dos que a rodeiam e evitar injustiças, mas sempre sem sucesso.
A corrente linha de continuidade de Madame Xanadu leva-nos a momentos na história como o império mongol de Gengis Khan, a Paris da Revolução Francesa ou a Londres Vitoriana enquanto Xanadu se envolve na vida do momento e joga um jogo de fugas e aproximações com Vingador Fantasma. Consêntaneo com a linha da Vertigo, é um comic que vale a pena conhecer. Entretenimento escapista intrigante, inteligente e fascinante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário